Afinal, o que é Indústria 4.0?

No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis pela transformação no setor Industrial. Os economistas chamam de: A Quarta Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Daí o termo, Industria 4.0, utilizado pela primeira vez durante a feira Hannover Messe na Alemanha em 2011.

A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade.
A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores e Atuadores utilizados nesses equipamentos possibilita que máquinas “conversem” ao longo das operações.

Vale destacar que os profissionais precisarão se capacitar e se adaptar a essa nova situação de mercado em que trabalhos manuais e repetitivos estão se tornando raros. Em contrapartida, a demanda por novas pesquisas e desenvolvimento aumentarão numa intensidade jamais vista, proporcionado novas oportunidades aos profissionais tecnicamente qualificados.

A participação da indústria brasileira na indústria mundial caiu praticamente pela metade nos últimos 20 anos, como foi sinalizado no 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0. Para competir com os grandes players do mercado internacional, precisamos estar munidos das mesmas tecnologias. O número de empregos e a economia como um todo do nosso país está dependendo dessa transformação da indústria para crescer e trazer resultados significantes para todos nós. 

Sabemos que cada empresa é peculiar no segmento, aplicação, budget. Contudo, aderir à indústria 4.0 é lei para toda cadeia industrial, da pequena à grande empresa. Há infinitas possibilidades para começar essa migração. Duas opções podem estar ao seu alcance e já avançam rumo à essa revolução:

Projeto retrofit

É quando adapta-se o antigo ao moderno. É um termo que vem das áreas da Arquitetura e Engenharia Civil. Na indústria, é reaproveitar o maquinário existente com foco na modernização. Normalmente, os custos são mais baixos e a mudança pode ser adotada gradualmente.

Projeto “sprint”

Chamamos de sprint a ideia de implementar uma solução digital para um processo específico, em uma determinada área da empresa, que posteriormente possa ser integrado às demais inovações. É uma estratégia que inicia a implementação da internet industrial com retornos rápidos.

Sua indústria já iniciou nessa Revolução?

Comece! Os benefícios e resultados são inúmeros: Redução de erros, Aumento de segurança, Redução de custos, Otimização de processos, Transparência em dados, Customização de produtos entre outros.

Bom, agora que você já está por dentro desse novo conceito vamos colocar em prática, entre em contato com nossa equipe e surpreenda-se com soluções desenvolvidas, exclusivamente, de acordo com suas necessidades.

Diogo Fernandes Ferreira

Graduado em Engenharia de Controle e Automação, atua diretamente na área de automação industrial a mais de 10 anos, atualmente sócio proprietário da empresa Geração 4.0 e Engenheiro de Soluções na mesma.