NR12 - Norma Regulamentadora 12

A NR12 (sigla para Norma Regulamentadora número 12) é um conjunto de procedimentos de segurança direcionados para a instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho de forma a garantir a saúde e integridade física dos profissionais que nelas atuarão.

Segundo a introdução propriamente dita desta Norma que consta no item Princípios Gerais, sub item 12.1, da publicação referente à NR12 (disponível no site do Ministério do Trabalho), “esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.”

Então é fundamental garantir equipamentos que sejam adequados a essa norma regulamentadora. Além disso, é necessário entender que se a empresa não estiver de acordo com essa norma, é passível de punição e multa.

Em todo processo de automação industrial, é necessário realizar a adequação de máquinas a NR12. O procedimento também é importante para que a empresa melhore o funcionamento e a produção, sempre mantendo a segurança dos trabalhadores.

VANTAGENS DE REALIZAR A ADEQUAÇÃO

– Funcionários protegidos e seguros;
– Produção mais eficiente;
– Prevenção de acidentes;
– Prevenção contra paralisação de máquinas;
– Redução de custos e tempo de processos;
– Custo acessível.

Para garantir as melhores soluções é de suma importância contar com uma adaptação desenvolvida baseada no seguinte processo:

– Visita a planta operacional para entendimento da necessidade;
– Estudo técnico, com a elaboração de desenhos e proposta técnica/comercial, para discussão;
– Desenvolvimento do projeto;
– Implementação;
– Treinamento;
– Apreciação de risco;
– Laudo.

Por isso, ao procurar por adequação de NR12 é imprescindível contar com uma empresa de confiança no mercado que ofereça a opção ideal para cada aplicação. Nós da G4 Automação contamos com profissionais altamente qualificados nessa área, e estamos prontos para ajuda-lo.

Diogo Fernandes Ferreira

Graduado em Engenharia de Controle e Automação, atua diretamente na área de automação industrial a mais de 10 anos, atualmente sócio proprietário da empresa Geração 4.0 e Engenheiro de Soluções na mesma.